Volta de Apoio ao Emprego chega à Covilhã

61

A 6ª edição da Volta de Apoio ao Emprego irá decorrer na Beira Baixa por intermédio do Europe Direct Beiras e Serra da Estrela e Beira Baixa | ADRACES em parceria com o IEFP e a Universidade da Beira Interior, na Covilhã, no dia 16 de maio de 2018 no anfiteatro nº 1 – Cinubiteca da Universidade da Beira Interior.

A Volta de Apoio ao Emprego tem como principal objetivo divulgar junto dos cidadãos medidas e ações concretas de empregabilidade em contexto europeu.

A sessão de informação tem como público alvo os alunos do ensino superior procurando assim dar a conhecer à comunidade escolar oportunidades e ferramentas de procura de emprego ou criação do próprio emprego que possa assim contribuir para a melhoria da empregabilidade em contexto nacional e europeu dos jovens que preveem integrar futuramente o mercado de trabalho.

A Volta de Apoio ao Emprego é uma parceria entre a Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a rede de Centros de Informação Europe Direct e tem como objetivo promover a correspondência entre aqueles que procuram empregos e os empregos disponíveis ao nível da UE.

Na sessão da Covilhã serão apresentadas soluções para melhorar a empregabilidade através de formação profissional, estágios ou experiência internacional de voluntariado, sugestões para aumentar a probabilidade de sucesso de uma candidatura e formas de aceder a mais de dois milhões de empregos disponíveis a nível europeu através do Portal Europeu da Mobilidade Profissional – EURES.

A sessão conta com a participação de várias entidades e agências responsáveis pela implementação de iniciativas e programas europeus como o Erasmus+, a Garantia Jovem ou a Rede Eurodesk, bem como o Gabinete de Internacionalização e Saídas Profissionais da UBI.

Na edição de 2017, os Centros Europe Direct organizaram 28 sessões da Volta de Apoio ao Emprego em todo o país, que contaram com um total de 2743 participantes, o que demonstra o interesse e importância desta iniciativa para divulgar as oportunidades de emprego, formação e qualificação profissional proporcionadas pela União Europeia.